NOTÍCIAS

 

hoje - quinta - feira 23 de junho de 2016

Ex-ministro Paulo Bernardo é preso em operação da Polícia Federal

Agentes cumprem mandados em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal

Paulo Bernardo foi ministro dos governos Dilma e Lula

Foto: Edilson Alves /RBS TV

O ex-ministro Paulo Bernardo (PT) foi preso na manhã desta quinta-feira (23), em Brasília,, em operação da Polícia Federal (PF). A operação Custo Brasil - desdobramento da 18º fase da Lava Jato conhecida como Pixuleco II - apura o pagamento de propina, proveniente de contratos de prestação de serviços de informática, na ordem de R$ 100 milhões, entre os anos de 2010 e 2015, a pessoas ligadas a funcionários públicos e agentes públicos ligados ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). 

Estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 40 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de condução coercitiva nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal. Entre os alvos estão Carlos Gabas, ex-ministro da Previdência de Dilma, Leonardo Attuch, responsável pelo blog Brasil 247, e João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT - já preso em outra condenação da Lava Jato. 

Há indícios de que o MPOG  direcionou a contratação de uma empresa de prestação de serviços de tecnologia e informática para a gestão do crédito consignado na folha de pagamento de funcionários públicos federais com bancos privados, interessados na concessão de crédito consignado. Segundo apurou-se, 70% dos valores recebidos por essa empresa eram repassados a pessoas ligadas a funcionários públicos ou agentes públicos com influência no MPOG por meio de outros contratos - fictícios ou simulados.

Paulo Bernardo foi ministro dos governos Dilma e Lula. Ele e a esposa, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) foram denunciados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na Operação Lava Jato no último dia 7 de maio. O casal é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. A defesa de ambos diz que eles não receberam propina.

Os investigados responderão, de acordo com suas ações, pelos crimes de tráfico de influência, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, com penas de dois a 12 anos de prisão. Os presos e o material apreendido serão encaminhados à sede da Polícia Federal em São Paulo. As pessoas conduzidas coercitivamente são ouvidas nas instalações da PF mais próximas dos locais em que forem encontradas.

Às 11h, a polícia fala sobre a operação, em entrevista coletiva, no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo

Entenda a Operação da PF desta quinta

A operação deflagrada a partir de SP é desdobramento da 18ª fase da Lava Jato, que mirou as propinas pagas pela empresa Consist. Foi a delação premiada de Chambinho, apelido do ex-vereador petista Alexandre Romano, que terminou de implodir essa ponta do esquema. Chambinho revelou como a propina era distribuída a figuras graúdas do PT. Parte do caso está no Supremo.

Uma das histórias descobertas a partir do insuspeito Chambinho envolve o deputado petista Marco Maia.

GAÚCHA

Com a força de Roger, nova zaga gremista tem contra o Vitória seu primeiro desafio

Depois das lesões de Geromel e Wallace Reis, Bressan e Fred assumem o setor defensivo com a desconfiança  do torcedor e o apoio do técnico

Foto: Lucas Uebel / Divulgação Grêmio /Divulgação Grêmio

Não bastassem as recentes discussões quanto ao desempenho defensivo do Grêmio na bola aérea, desde o jogo do último domingo contra o Cruzeiro há um outro problema. E que problema: Pedro Geromel e Wallace Reis, exatamente a dupla de zaga titular, estão machucados e ficam de fora do time no mínimo em quatro rodadas do Brasileirão. Em meio aos torcedores a notícia se mostrou catastrófica desde o momento em que entraram os substitutos na partida passada quando foram ouvidos apupos na hora das entradas de Fred e especialmente Bressan que agora têm a responsabilidade de substituírem os lesionados.

O desafio dos dois de fecharem o setor durante a recuperação dos colegas começa hoje à noite na Arena contra o Vitória. Além da confirmação da dupla, coube ao técnico Roger reforçar a confiança nos zagueiros, inclusive desautorizando a torcida naquilo que foi feito no domingo passado: “Eu ouvi no momento da entrada do Bressan alguns murmúrios que não são legais. O importante é o torcedor confiar e acreditar nos atletas”, disse o treinador.

A preparação para a partida também contou com uma dúvida que ficou esclarecida sem mistério algum por Roger na entrevista coletiva. Ramiro será o substituto de Maicon. Chegava a se cogitar na utilização do garoto Jailson que teve bons desempenhos nos jogos em que foi utilizado. A justificativa é a experiência na equipe. “O Ramiro já atuou várias vezes com o Walace e sempre foi muito bem. O Jailson teve bom desempenho, mas isso não determina algo automático quanto à titularidade.”, garante Roger.

Neste fechamento de décima rodada, o Grêmio defende a partir das 19h30min um desempenho de 100% em jogos em casa e busca encurtar a diferença que está em quatro pontos para o líder Palmeiras, valendo também uma secada mais do que a natural contra o rival Internacional. Um tropeço colorado pode significar a vice-liderança para os gremistas.  Se há os desfalques dos três lesionados, tem à volta de Edilson na lateral-direita depois de cumprir suspensão, ele que se tornou solução para o setor desde que voltou ao clube. Na frente a boa fase de Luan às vésperas da convocação para a Olimpíada é motivo de confiança para o treinador e até empolgação dos torcedores.

Não existe para o Grêmio o pensamento de facilidades por parte de um adversário que é o último time antes da zona de rebaixamento. Roger garante ter observado dois jogos recentes do time baiano e salienta a velocidade como uma das características, bem como o bom posicionamento no campo do inimigo é uma “defesa forte e bem postada.”

 


Para enfrentar o Grêmio, o Vitória também altera o setor defensivo. Uma mudança é por  questão técnica com Kanu entrando na zaga no lugar de Ramón que não foi bem no jogo contra a Chapecoense, segundo avaliação do treinador Vagner Mancini. Já o  lateral-direito  Maicon Silva mais uma vez está machucado e terá no seu lugar Diego Renan que normalmente joga pelo outro lado.. Com isto, Euler ocupará  a lateral-esquerda. Com apenas nove pontos na tabela, um  resultado negativo na Arena pode levar o Vitória à zona de rebaixamento nesta rodada, de acordo com os resultados de Coritiba e  Sport Recife que enfrentam hoje Internacional e São Paulo respectivamente.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO X VITÓRIA
LOCAL: Arena do Grêmio – Porto Alegre
HORÁRIO : 19h30min
ARBITRAGEM Sandro Meira Ricci (SC –FIFA),  com Carlos Berckenbrock (SC)  e Neuza Back (SC)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edilson, Bressan, Fred e Marcelo Oliveira; Walace e Ramiro; Giuliano, Douglas e Éverton; Luan. TÉC: Roger Machado

VITÓRIA: Fernando Miguel; Diego Renan, Kanu, Victor Ramos e Euller; Amaral, Willian Farias, Tiago Real, Dagoberto e Marinho; Kieza. TEC: Vágner Mancini

O Futebol da Gaúcha transmite Grêmio x Vitória a partir das 18h40. 

GAÚCHA

Inter tenta vitória para voltar ao topo da tabela do Brasileirão 2016

Argel promove quatro mudanças na equipe pra tentar voltar a vencer fora de casa

Foto: Ricardo Duarte/Inter /Divulgação

Depois de um início promissor como visitante no Campeonato Brasileiro com vitórias sobre São Paulo e Santos, o Inter diminuiu seu aproveitamento longe do Beira-Rio ao perder para Vitória e Figueirense nas últimas rodadas (em casa o time de Argel segue invicto). E para voltar a aparecer na ponta de cima da tabela, a equipe precisa voltar a triunfar longe de seus domínios.

Uma vitória sobre o Coritiba no Couto Pereira na noite desta quinta-feira (23) deixará o Inter com os mesmos 22 pontos do Palmeiras. Para desbancar os paulistas nos critérios, porém, o Inter teria que vencer aplicando uma improvável goleada de seis ou mais gols de diferença.

O time que entra em campo esta noite terá novidades. Alan Costa entra na zaga no lugar de Paulão. O titular sofreu uma lesão na panturrilha direita e desfalca a equipe por pelo menos duas semanas.

 

No meio, Fernando Bob ocupa o lugar de Rodrigo Dourado, que apresentou dores musculares durante a semana. Alex será outro atleta preservado pela sequência forte de jogos.

Anderson, que vem entrando nas últimas partidas começa no meio-campo. Por fim, Argel optou por uma mudança de ordem técnica na lateral-esquerda. Geferson entra na equipe e Artur vai para o banco.

No Coritiba, a preocupação é se distanciar da zona do rebaixamento. O time faz uma campanha irregular nesse início de brasileirão e vem de derrota para o lanterna América-MG.

Preocupado com a fragilidade do sistema defensivo, o técnico Pachequinho promove mudanças no setor. O paraguaio Nery Bareiro deve ser a principal novidade. O zagueiro Juninho e o volante João Paulo, suspensos, são desfalques na equipe.

Prováveis escalações:

Coritiba: Wilson; Walisson Maia, Nery Bareiro, Luccas Claro e Carlinhos; Edinho, Juan, Dodô, Ruy e Felipe Amorim; Kléber. Técnico: Pachequinho

Inter: Danilo Fernandes; William, Alan Costa, Ernando e Geferson;  Fernando Bob, Fabinho, Gustavo Ferrareis e Anderson; Sasha e Vitinho. Técnico: Argel.

Arbitragem: Eduardo Tomaz de Aquino (GO), auxiliado por Cristhian Sorence (GO) e Daniel da Silva Andrade (D.F.)

Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba

Horário: 21h30

O Futebol da Gaúcha transmite a partir das 21h15.

GAÚCHA

 

Fonte: GAUCHA

Postada em: 23/06/2016

 

 

Comentários

 

PEDIDOS

NOME

CIDADE / ESTADO

PEDIDO

TOP 10

1

COMO CHOREI (EDUARDO COSTA )
LEONARDO

2

CHUVA DE ARROZ
LUAM SANTANA

3

HOMEM NÃO CHORA
GUILHERME E SANTIAGO

4

Sapequinha
EDUARDO COSTA

5

Maus Bocados
CRISTIANO ARAUJO

6

Se você voltar (Part César Menotti Fabiano)
BRUNA VIOLA

7

AGORA
BRUNO E MARRONEY

8

RÉU APAIXONADO
TEODORO E SAMPAIO

9

HOJE EU TÔ TERRIVEL
CRISTIANO ARAUJO

10

MUDANDO DE ASSUNTO
HENRIQUE E JULIANO

 

 

PARCEIROS

 

Rádio São Marcos FM.